Malha Viária Digital
Home
CTO-PV
CTO-PV

Centro Técnico e Operacional de Porto Velho - CTO-PV
Órgão do Sistema de Proteção da Amazônia encarregado de integrar informações e gerar conhecimentos atualizados, da sua área de abrangência (Estados do Acre, Rondônia e Mato Grosso), para articulação, planejamento e coordenação de ações globais de Governo, visando a proteção, a inclusão social e o desenvolvimento sustentável da região. Tem como escopo principal a análise ambiental, o monitoramento territorial, climatológico e meteorológico, o planejamento e controle de operações, o processamento de imagens e a sistematização e organização das informações.


Gerente do CTO-PV
José Neumar Morais da Silveira - neumar.silveira@sipam.gov.br

Malha Viária Digital
PDF

1. Introdução


O projeto Malha Viária Digital do Estado de Rondônia representa, atualmente, a informação mais atualizada sobre as vias de acesso do Estado. O projeto foi desenvolvido em parceria pelo Sistema de Proteção da Amazônia - SIPAM, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE/EU/RO, Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária - INCRA/SR/17, Secretaria de Estado do Planejamento e Coordenação Geral - SEPLAN/RO e Departamento de Estradas de Rodagem de Rondônia - DER/RO.


O levantamento da malha viária contemplou, de forma precisa, o traçado representativo cartográfico e a identificação das estradas. Os trechos pavimentados e não pavimentados foram separados. O trabalho compreendeu também a obtenção e sistematização de informações acerca de pontos e/ou locais de referência, tais como postos de combustíveis, lanchonetes, escolas, postos de saúde, povoados, lugarejos, pontes sobre alguns rios e igarapés. Neste caso, para os pontos levantados optou-se pelo uso da denominação conhecida em campo.


A utilização da Malha Viária Digital do Estado de Rondônia favorece os trabalhos de georreferenciamento de imagens por satélite e pode auxiliar futuros trabalhos de correção na representação cartográfica de limites municipais. O banco de dados resultante do projeto se constitui num importante suporte para o planejamento e realizações de operações de campo.


O levantamento executado teve início no ano de 2004. Obviamente, considerando o intervalo entre os anos de início e conclusão dos trabalhos, certamente devem existir novos elementos que não estão representados nesta versão. Deste modo, fica a cargo das Prefeituras Municipais e demais órgãos parceiros informar eventuais atualizações, principalmente no tocante a estradas construídas ou pavimentadas recentemente, bem como em relação à existência de estradas não levantadas.


Foram levantados alguns trechos da malha viária urbana, porém não era o objetivo principal deste projeto. Portanto, é importante esclarecer que os trabalhos de campo concentraram-se na zona rural dos municípios.


2. Metodologia


Cada missão de campo foi previamente programada e envolveu as etapas de planejamento em escritório, execução do levantamento de campo e elaboração de relatórios e prestação de contas. Em média, cada missão representou 40 (quarenta) dias de trabalho.


Para a finalização desta versão foram necessários 430 (quatrocentos e trinta) dias de trabalho em campo, sendo percorridos mais de 92.000 (noventa e dois mil) quilômetros, durante os anos de 2004, 2005, 2006 e 2007.


Na Tabela 1 abaixo estão apresentadas, resumidamente, as missões realizadas para a conclusão deste trabalho, com indicação das datas de execução das atividades de campo.


MissãoPeríodo Execução dos Trabalhos de Campo
1 De 29/03 a 08/04/2004
2 De 10/05 a 24/05/2004
3 De 21/06 a 05/07/2004
4 De 13/07 a 02/08/2004
5 De 18/08 a 01/09/2004
6 De 16/09 a 30/09/2004
7 De 20/10 a 13/11/2004
8 De 06/12 a 16/12/2004
9 De 10/05 a 02/06/2005
10 De 15/06 a 09/07/2005
11 De 29/07 a 20/08/2005
12 De 14/09 a 08/10/2005
13 De 12/06 a 06/07/2006
14 De 07 a 31/08/2006
15 De 15/09 a 06/10/2006
16 De 23/10 a 30/11/2006
17 De 08/05 a 05/06/2007
18 De 20/06 a 18/07/2007
19 De 02/08 a 30/08/2007
20 De 16/10 a 31/10/2007

TABELA 1: MALHA VIÁRIA DIGITAL DO ESTADO DE RONDÔNIA MISSÕES REALIZADAS


Foi utilizado o equipamento GPS Topográfico Trimble modelo Pro XR, com antena externa fixada no teto do veículo. Optou-se pelo uso do método autônomo cinemático- contínuo sem correção diferencial, com utilização do código CA. Para o levantamento das estradas não pavimentadas a taxa de gravação automática das posições foi de 5 em 5 segundos, com velocidade do veículo até 60 km/h. No caso das estradas pavimentadas a taxa de gravação foi de 2 em 2 segundos, observando-se o critério para que fossem SIPAM CTO/PV rastreadas o máximo possível pelo seu eixo, obtendo-se o desenho do traçado com todas as suas curvas e com a identificação nominal da maioria das estradas.


Atenção especial foi dedicada nos locais dos entroncamentos das estradas, procurando determinar com maior precisão possível o centro espacial do respectivo entroncamento/intersecção.


Foram percorridas e rastreadas as estradas federais, estaduais, municipais, localizadas na zona rural de cada município. Foram percorridas também algumas estradas particulares e caminhos carroçáveis, nas quais foi comum o aparecimento de atoleiros, pontes quebradas, bueiros danificados, árvores caídas, e outros impedimentos que prejudicaram a continuidade do trabalho, naquele momento.


Foram levantados diversos pontos e/ou locais de referência. Abaixo, estão descritos os principais pontos de referência identificados durante os trabalhos de campo:

  • Marcos e pilares de demarcação em Projetos de Assentamentos do INCRA, visando comparar e aperfeiçoar o posicionamento de seus limites de representação cartográfica;
  • Alguns marcos da demarcação de Áreas de Proteção Ambiental, visando comparar e aperfeiçoar o posicionamento de seus limites de representação cartográfica;
  • Sedes de vários sítios e fazendas, escolas, postos de saúde, centros sociais comunitários, algumas igrejas, principais rios e igarapés, pontes, restaurantes, lanchonetes, postos de combustíveis, torres de estações repetidoras, jazidas de minério, garimpo, postos fiscais, postos da Polícia Rodoviária Federal, povoados e vilas mais recentes, etc.

O tipo de equipamento GPS utilizado, aliado aos critérios adotados pela equipe de campo, resultam na seguinte precisão para os dados levantados:

  • Para as estradas e pontos/locais de referência levantados, localizados em áreas abertas (sem cobertura vegetal acima do nível da antena do receptor GPS), a precisão esperada é de cerca de 4 metros;
  • Para as estradas e pontos/locais de referência levantados, localizados em áreas parcialmente abertas (com pouca cobertura vegetal acima do nível da antena do receptor GPS), a precisão esperada é de cerca de 5 metros;
  • Para as estradas/carreadores e pontos/locais de referência levantados, localizados em áreas com densa cobertura vegetal acima do nível da antena do receptor GPS, a precisão esperada é de cerca de 10 metros, no geral. Neste caso, optamos em executar duplo rastreamento (ida e volta), com tratamento digital criterioso, selecionando os trechos com melhor recepção dos sinais de satélites.

Os dados coletados e armazenados pelo GPS foram transferidos para o microcomputador e processados com o software Trimble Pathfinder Office, versão 2.70, e exportados para o formato DXF para uso no software MicroStation, versão 95, onde foi realizada a editoração. Foi gerado então o arquivo digital no formato DGN, na projeção UTM e Datum SAD 69. Finalmente, os dados foram convertidos para o formato ESRI Shapefile, objetivando sua incorporação em diversos softwares de Geoprocessamento.


Topo
Instalação

Para a visualização de alguns produtos deste CD, é necessária a instalação e utilização de alguns softwares de uso gratuito, que podem ser copiados e distribuídos livremente.


Programa Tutorial Instalação
do CD-ROM
Como Instalar Como Usar
Banco de dados Malha Viária Digital - - Instalar BD
TerraView 3.1.4 - Tutorial do TerraView Instalar TerraView
Acrobat Reader - - Instalar Acrobat Reader
ERViewer 7.0 Tutorial de instalação do ErViewer 7.0 Tutorial de uso do ErViewer 7.0 Instalar ErViewer 7.0

Obs.: Em caso de não ter instalado Microsoft Access na sua máquina, você deverá instalar os seguintes drivers:

Tutorial
Voltar

Arquivos PDF do Manual e do Tutorial elaborados pelo INPE:

Tutorial de Uso do ErViewer
Voltar

Tela Principal do software - ER-Viewer


  1. Barra de Ferramentas
  2. Menu do programa

BARRA DE FERRAMENTAS

Abrir imagem ou URL

Clique no botão , da barra de ferramentas, para abrir a caixa de diálogo abaixo:



nesta caixa você seleciona o arquivo de imagem que deseja visualizar, a seguir pressione o botão Abrir. Caso deseje ajustar automaticamente o contraste da imagem ao ser aberta, marque o item do canto inferior esquerdo da janela. Os formatos de arquivo suportados pelo ER-Viewer 7.0 são: alg, ers, ecw, tif, Geotiff, bmp, hdr, jpg, doq, dat, XS, jp2, j2k, j2c, jpc, jpx, jpf.


Duplicar imagem

Duplica a imagem da janela ativa. Este recurso possibilita que sejam criadas cópias independentes de imagens para que sejam visualizadas em múltiplas janelas.

Salvar Imagem

ER-Viewer possibilita que seja exportada a imagem corrente nos seguintes formatos: ers, tif, Geotiff, bmp, hdr, jpg. Clique neste botão para abrir a caixa de diálogo "Save As" demonstrada abaixo:



Nesta caixa, selecione o diretório onde será armazenada a imagem. Digite o nome de saída da imagem e selecione o formato do arquivo. Clique no botão Salvar. Será gravada apenas a área visualizada na tela.

Imprimir Imagem

Use este botão para imprimir a imagem visualizada na tela. Ativando este botão será aberto a caixa de diálogo "Imprimir" conforme a tela abaixo:



Na caixa de diálogo acima você terá a opção de especificar o número de cópias, a impressora de destino e outras configurações opcionais no botão Propriedades, tais como: layout do papel - Retrato ou Paisagem (melhor visualização). Após ajustar a configuração, clique no botão OK para iniciar a impressão.


Visualizando a impressão

Use este botão para mostrar como o documento ativo será impresso. Ao selecionar este comando será mostrada a visualização do layout de impressão.

Redesenhar a Imagem

Este botão é usado para redesenhar a imagem. É particularmente importante quando você está acessando arquivos remotos (Internet) comprimidos no formato ECW .Caso a conexão de sua rede seja lenta o ER-Viewer mostrará a imagem antes que ela seja carregada por completo.

Ferramenta Mão(Pan)

Use este botão para mover a imagem na tela, utilizando o zoom atual. Mantenha pressionado o botão esquerdo do mouse e arraste a imagem na direção desejada.

Ferramenta de Zoom

Use este botão para aumentar ou reduzir o zoom da imagem ativa. Existem duas maneiras de usar esta ferramenta, são elas: Zoom interativo e Dobra o zoom. Na primeira, você pode reduzir ou ampliar o zoom da imagem mantendo pressionado o botão esquerdo mouse e arrastando-o para cima ou para baixo; já na segunda, você pode ampliar uma área em particular em até 200% do zoom atual, clicando em um ponto central da área que você deseja visualizar com mais detalhe.

Ferramenta de Caixa de Zoom

Use esta ferramenta para aumentar o zoom de uma área especifica. Para isto, mantenha pressionado o botão esquerdo do mouse e arraste,  formando um retângulo envolvendo a área que deseja visualizar com mais detalhe. O conteúdo do retângulo será ampliado na janela.

Ferramenta de Medição

Use esta ferramenta para medir distâncias entre dois pontos. Para isto, clique com o botão esquerdo do mouse, mantendo-o pressionado, no ponto inicial e arraste-o até o segundo ponto desejado. Visualize assim, a distância da área mostrada pela seta, conforme a tela abaixo:



Ajuda on-line

Mostra a ajuda do ER-Viewer 7.0® on-line. Você poderá escolher a forma de pesquisa desejada, utilizando as opções Conteúdo, Índice ou Localizar.



Ajuda de Contexto

Use a ajuda de contexto para obter orientações sobre o software. Optando pelo uso do botão de ajuda de contexto, o ponteiro do mouse alterna para uma seta com um sinal de interrogação. Clique em uma das partes da janela (botões, menus, etc) que deseje obter a ajuda. O tópico de ajuda será mostrado sobre o item que foi clicado.

Site do ER Mapper

Carrega seu navegador padrão e abre o site público do ER Mapper.


MENU

Zoom extensão do dado

Redesenha a imagem mostrando toda a área da imagem utilizando o algoritmo corrente. Você consegue o acesso a essa ferramenta através do menu Zoom - Data Extents, conforme demonstrado abaixo:


Visualizar Propriedade

Serve para mostrar as informações das propriedades. Você consegue o acesso a essa ferramenta através do menu View - Properties, conforme demonstrado abaixo:



Será aberta uma caixa de diálogo denominada "Properties" que tem duas sessões (Tabs), onde serão mostradas as seguintes informações sobre a imagem corrente: Tab General - nome do arquivo da imagem, comentários sobre o algoritmo utilizado, data da última alteração, versão do software o número de superfície (sempre terá valor 1 (um) para arquivos de imagens, podendo ter outros valores para outros tipos de arquivos).



Clicando na sessão (Tab Registration) obteremos as seguintes informações cartográficas: nome da projeção, Datum, unidades, tipo de coordenada e rotação da imagem, conforme demonstrado na tela abaixo:



Topo
Tutorial de Instalação do ErViewer
Voltar

Passos para a instalação do software ER-Viewer 7.0:


Na janela principal de instalação, clique no ícone referente ao software Er-Viewer 7.0, abrindo a caixa de diálogo abaixo. Clique no ícone “Executar”.



Na janela abaixo, confirme clicando novamente no ícone “Executar”.



Aguarde até que os arquivos de instalação sejam extraídos.



Aguarde até que o assistente de instalação seja iniciado.



Após o surgimento da seguinte tela, clique no botão “Next”.



Pressione o botão “Yes”, da janela de aceitação de licença.



Clique no botão “Next” da tela de escolha de local de destino. É aconselhável não alterar o caminho padrão sugerido pelo instalador.



Clique no botão “Next” na tela de escolha de pasta de programa. É aconselhável não alterar o caminho padrão sugerido pelo instalador.



Após a abertura da tela de associação de tipos, habilite os itens conforme demonstrado na tela abaixo e clique no botão “Next”.



Após a abertura da tela de sumário da instalação clique no botão “Next”.



Aguarde até que o instalador copie os arquivos necessários para o funcionamento do software.



Na tela seguinte, desabilite os itens e clique no botão “Finish”.



Após o surgimento da caixa de diálogo "Informação", clique no botão “OK”.



Parabéns, se você seguiu o tutorial de instalação provavelmente o software estará instalado no computador e será automaticamente aberto! Uma tela de explicação das principais funcionalidades será mostrada conforme demonstrado na tela abaixo:



Na tela acima, marque o item no canto inferior esquerdo e clique no botão “Close”. Ao fechar o aplicativo surgirá uma nova tela com as informações da empresa que desenvolveu o programa, conforme demonstrado na tela abaixo:



Nesta tela, marque o item no canto inferior esquerdo e clique no botão “OK”.


Voltar
Produtos

Município de :


Descrição PDF GeoTIFF ECW BD
Mapa¹ Download Download Download -
Carta Imagem¹ Download - - -
Estatística Download - - -
Banco de dados - - - Download

¹Configurado para impressão em tamanho A0, escala 1:250.000.


Estado de Rondônia:


Descrição KMZ
Rodovias federais não pavimentadas Download
Rodovias federais pavimentadas Download
Rodovias estaduais não pavimentadas Download
Rodovias estaduais pavimentadas Download
Rodovias municipais não pavimentadas Download
Rodovias municipais pavimentadas Download
Limite Municipal Download

Temas disponíveis no Banco de Dados:


Tema Escala Fonte Ano
Curso de Água 1:100.000 SEDAM 2004
Igreja 1:20.000 SIPAM 2008
Instituição de Ensino 1:20.000 SIPAM 2008
Limite Municipal 1:1.000.000 IBGE 2005
Locais Diversos 1:20.000 SIPAM 2008
Lugarejo 1:20.000 SIPAM 2008
Mancha Urbana 1:100.000 SEDAM 2004
Massa de Água 1:100.000 SEDAM 2004
Mosaico de Imagens 1:250.000 INPE/SIPAM 2007
Ponte 1:20.000 SIPAM 2008
Povoado 1:20.000 SIPAM 2008
Projeto de Assentamento 1:100.000 INCRA 2006
Rodovia Estadual Não Pavimentada 1:20.000 SIPAM 2008
Rodovia Estadual Pavimentada 1:20.000 SIPAM 2008
Rodovia Federal Não Pavimentada 1:20.000 SIPAM 2008
Rodovia Federal Pavimentada 1:20.000 SIPAM 2008
Rodovia Municipal Não Pavimentada 1:20.000 SIPAM 2008
Rodovia Municipal Pavimentada 1:20.000 SIPAM 2008
Sede Distrital 1:20.000 SIPAM 2008
Sede Municipal 1:20.000 SIPAM 2008
Terra Indígena 1:250.000 ProAE/SIPAM 2007
Créditos

Concepção e Realização do Projeto:
- Sistema de Proteção da Amazônia - SIPAM
- Centro Técnico Operacional de Porto Velho - CTO-PV
- Coordenação de Operações Integradas


Coordenação Técnica:
- Amélia Afonso


Equipe Técnica:
- Carlos Alex Brunholi
- Julio César Rocha Silva
- Luis Fernando Bueno
- Marcela Martins Rodrigues
- Reider Benevides Ferreira
- Tânia Mara Guimarães Baraúna


Órgãos Parceiros Envolvidos no Projeto:
- Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE/UE/RO
- Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária - INCRA/SR-17
- Secretaria de Estado de Planejamento e Coordenação Geral - SEPLAN/RO
- Departamento de Estradas e Rodagem de Rondônia - DER/RO


Multimídia:
- Pablo Filetti Moreira

Sistema de Proteção da Amazônia - SIPAM
Centro Técnico e Operacional de Porto Velho - CTO-PV
Av. Lauro Sodré nº 6.500 - Aeroporto - Cep: 78.903-711 - PABX: (69) 3217-6202 / Fax: (69) 3217-6203