• Catálogo de Metadados Geoespaciais do CENSIPAM
  •   Search
  •   Map
  •   Sign in

Malha viária - Munic. Alta Floresta D'Oeste/RO - edição: ano 2008

A Malha Viária Digital do Estado de Rondônia representa, atualmente, a informação mais atualizada sobre as vias de acesso do Estado. O projeto foi desenvolvido em parceria pelo Sistema de Proteção da Amazônia - SIPAM, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE/EU/RO, Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária - INCRA/SR/17, Secretaria de Estado do Planejamento e Coordenação Geral - SEPLAN/RO e Departamento de Estradas de Rodagem de Rondônia – DER/RO. O levantamento da malha viária contemplou, de forma precisa, o traçado representativo cartográfico e a identificação das estradas. Os trechos pavimentados e não pavimentados foram separados. O trabalho compreendeu também a obtenção e sistematização de informações acerca de pontos e/ou locais de referência, tais como postos de combustíveis, lanchonetes, escolas, postos de saúde, povoados, lugarejos, pontes sobre alguns rios e igarapés. Neste caso, para os pontos levantados optou-se pelo uso da denominação conhecida em campo. A utilização da Malha Viária Digital do Estado de Rondônia favorece os trabalhos de georreferenciamento de imagens por satélite e pode auxiliar futuros trabalhos de correção na representação cartográfica de limites municipais. O banco de dados resultante do projeto se constitui num importante suporte para o planejamento e realizações de operações de campo. O levantamento executado teve início no ano de 2004. Obviamente, considerando o intervalo entre os anos de início e conclusão dos trabalhos, certamente devem existir novos elementos que não estão representados nesta versão. Deste modo, fica a cargo das Prefeituras Municipais e demais órgãos parceiros informar eventuais atualizações a serem feitas, principalmente no tocante a estradas construídas ou pavimentadas recentemente, bem como em relação à existência de estradas não levantadas. Foram levantados alguns trechos da malha viária urbana, porém não foi o objetivo principal deste projeto. Portanto, é importante esclarecer que os trabalhos de campo concentraram-se na zona rural dos municípios.

Citation proposal
(2008) . Malha viária - Munic. Alta Floresta D'Oeste/RO - edição: ano 2008. https://panorama.sipam.gov.br/geonetwork/srv/api/records/2ac1a8c8-d465-41e9-91fe-66d667fd9258
  • INSPIRE
  • SDS

INSPIRE

Identification

File identifier
2ac1a8c8-d465-41e9-91fe-66d667fd9258 XML
Online resource
Protocol

WWW:DOWNLOAD-1.0-http--download

Protocol

WWW:DOWNLOAD-1.0-http--download

Protocol

WWW:DOWNLOAD-1.0-http--download

Protocol

WWW:DOWNLOAD-1.0-http--download

Protocol

WWW:DOWNLOAD-1.0-http--download

Protocol

WWW:DOWNLOAD-1.0-http--download

Protocol

WWW:DOWNLOAD-1.0-http--download

Protocol

WWW:DOWNLOAD-1.0-http--download

Protocol

WWW:DOWNLOAD-1.0-http--download

Protocol

WWW:DOWNLOAD-1.0-http--download

Protocol

WWW:DOWNLOAD-1.0-http--download

Protocol

WWW:DOWNLOAD-1.0-http--download

Protocol

WWW:DOWNLOAD-1.0-http--download

Protocol

WWW:DOWNLOAD-1.0-http--download

Protocol

WWW:DOWNLOAD-1.0-http--download

Protocol

WWW:DOWNLOAD-1.0-http--download

Resource identifier
Metadata language

por

Spatial representation type
Vector
Encoding
Projection
code

SAD69

Classification of data and services

Topic category
  • Geoscientific information

Classification of data and services

Coupled resource

Coupled resource

Classification of data and services

Coupled resource

Coupled resource

Keywords

Other keywords

Keywords ( Theme )
  • Malha Viária

  • Estradas

  • Pontos de Referência

Keywords ( Place )
  • Rondônia

  • alta floresta

  • alta floresta d'oeste

Geographic coverage

N
S
E
W
thumbnail


Temporal reference

Temporal extent
Temporal extent
Date ( Publication )
2008-03-10T14:29:00

Quality and validity

Lineage

Trabalhos de Campo:

Os trabalhos de campo no levantamento da malha viária rural e pontos/locais de referência do Estado de Rondônia foram executados durante os anos de 2004, 2005, 2006, 2007.

Foi utilizado o equipamento GPS Topográfico, modelo ProXr de 8 canais - marca Trimble, configurado para gravação de sinais com PDOP abaixo de 06 (seis) pelo código CA, no modo autônomo (sem correção diferencial), utilizando-se o método cinemático contínuo para o levantamento de estradas, na feição de linha, e o método ponto estático para o levantamento dos pontos de referência, tais como: casas, pontes, igrejas, escolas, etc.

Para o levantamento das estradas não pavimentadas, cuja velocidade do veículo não ultrapassou 60 km/hora, com diminuição da velocidade em curvas, a taxa de gravação configurada foi de 5 segundos, no modo cinemático contínuo. Para as estradas pavimentadas, com velocidade do veículo de até 100 km/hora, a taxa de gravação variou entre 2 e 3 segundos, no modo cinemático contínuo, com a antena posicionada do lado esquerdo do veículo, procurando percorrer o mais próximo possível pelo eixo da rodovia, com especial atenção e diminuição da velocidade em curvas.

Para o levantamento dos pontos de referência, a taxa de gravação utilizada foi de 2 segundos, no modo ponto estático, com gravações não inferior da média de 5 posições. Para a determinação dos pontos sobre rios/igarapés, os pontos obtidos foram sobre a sua ponte ou bueiro, aproximadamente sobre o meio do curso d’agua, com a antena fixada no teto do veículo. Para as determinações dos pontos sobre casas, igrejas, escolas, etc., na maioria das vezes foi utilizado o auxílio de bússola do lado de fora do veículo, para determinação do rumo (azimute) e a distância calculada visualmente, inserindo estes dados no GPS pela feição OFF SET. Neste caso o veículo foi estacionado o mais próximo possível da edificação, com a antena fixada no teto.


Precisão Esperada:

A precisão esperada para este tipo de levantamento está distribuida da seguinte forma:

Em 70% dos casos, estará melhor que 4 metros.

Em 90% dos casos, estará melhor que 5 metros.

Em 100% dos casos, estará melhor que 10 metros.


Preparação dos Dados:

Os dados coletados em campo foram armazenados automaticamente na coletora de dados do GPS, os quais foram periodicamente transferidos para o microcomputador através do software Pathfinder Office-2.70 e exportados em formato DXF. Feito isto, os dados foram importados para o software MicroStation em formato dgn, no qual foram tratados/editorados e preparados visando conversão para o formato ESRI Shapefile.


Elaboração de Multimídia

Os dados foram sistematizados em material multimídia, dispostos da seguinte forma: banco de dados formato MDB acessível por meio do software TerraView, carta imagem em formato PDF, mapa nos formatos PDF, TIFF e ECW, arquivos das estradas levantadas no formato KMZ.

Denominator
20000

Conformity

Conformity
Conformity

Conformity

Conformity
Conformity

Restrictions on access and use

Access constraints

É vedado o uso comercial, ilícito ou danoso.

Restrictions on access and use

Responsible organization (s)

Contact for the resource
Organisation name

Sistema de Proteção da Amazônia - SIPAM

Email

carlos.brunholi@sipam.gov.br

Responsible organization (s)

Contact for the resource
Organisation name

Sistema de Proteção da Amazônia - SIPAM

Email

carlos.brunholi@sipam.gov.br

Metadata information

Contact for the metadata
Organisation name

Sistema de Proteção da Amazônia - SIPAM

Email

luis.bueno@sipam.gov.br

Date stamp
2025-04-02T14:25:07
Metadata language

por

Character set
UTF8

SDS

Conformance class 1: invocable

Access Point URL
Endpoint URL
Technical specification

Conformance class 2: interoperable

Coordinate reference system

Quality of Service

Access constraints

Limitation

Use constraints

Limitation

Responsible custodian

Contact for the resource

Conformance class 3: harmonized

Overviews

overview
testa_gimp.png

Provided by

logo

Share on social sites

Views

  • INSPIRE
  • Simple
  • Full
  • XML
Access to the portal Read here the full details and access to the data.

Associated resources

Not available


  •   About
  •   Github
  •