• Catálogo de Metadados Geoespaciais do CENSIPAM
  •   Search
  •   Map
  •   Sign in

Malha viária - vias rurais e urbanas - Munic. Cujubim/RO - edição: nov/2009

Malha Viaria de vias Rurais e Urbanas do Município de Cujubim - Rondônia - Com especificação da quilometragem levantada, com GPS Topográfico, durante os trabalhos de campo. Os levantamentos iniciais compreenderam o periodo de 2004 a 2008, sendo atualizados em 2009.

- Mapa da malha viária Rural do Município de Cujubim - Rondônia atualizado em 2009.

- Mapa de vias urbanas de Cidade de Cujubim - Rondônia - atualizadas conforme levantamento de campo executado com GPS Topográfico realizadas em 30/06/2009.

Citation proposal
(2009) . Malha viária - vias rurais e urbanas - Munic. Cujubim/RO - edição: nov/2009. https://panorama.sipam.gov.br/geonetwork/srv/api/records/8b0ccf33-2e15-47bb-a4c8-386ecd951f3c
  • INSPIRE
  • SDS

INSPIRE

Identification

File identifier
8b0ccf33-2e15-47bb-a4c8-386ecd951f3c XML
Online resource
Protocol

WWW:DOWNLOAD-1.0-http--download

Protocol

WWW:DOWNLOAD-1.0-http--download

Protocol

WWW:DOWNLOAD-1.0-http--download

Resource identifier
Metadata language

por

Spatial representation type
Vector
Encoding
Projection
code

Projeção Universal Transversa de Mercator; Datum SAD69; Zona 20 Sul

Classification of data and services

Topic category
  • Geoscientific information

Classification of data and services

Coupled resource

Coupled resource

Classification of data and services

Coupled resource

Coupled resource

Keywords

Other keywords

Keywords ( Theme )
  • Malha viária, estradas, quilometragem

Keywords ( Place )
  • Rondônia

  • Cujubim

Geographic coverage

N
S
E
W
thumbnail


Temporal reference

Temporal extent
Temporal extent
Date ( Publication )
2009-12-03T08:23:00

Quality and validity

Lineage

Foi utilizado equipamento GPS Topográfico, modelo ProXr de 8 canais - marca Trimble, configurado para gravação de sinais com PDOP abaixo de 06 (seis) pelo código CA, no modo autônomo (sem correção diferencial), utilizando-se o método cinemático contínuo para o levantamento de estradas e ruas, na feição de linha, e o método ponto estático para o levantamento dos pontos de referência, tais como: escolas, postos de saúde, hospitais, casas, pontes, igrejas, etc. Para o levantamento das estradas não pavimentadas, cuja velocidade do veículo não ultrapassou 60 km/hora, com diminuição da velocidade em curvas, a taxa de gravação configurada foi de 5 segundos, no modo cinemático contínuo. Para as estradas pavimentadas, com velocidade do veículo de até 100 km/hora, a taxa de gravação variou entre 2 e 3 segundos, no modo cinemático contínuo, com a antena posicionada externamente no teto do veículo, do lado esquerdo, procurando percorrer o mais próximo possível pelo eixo da rodovia, com especial atenção e diminuição da velocidade em curvas. Para o levantamento de vias urbanas, adotou-se o critério especial de percorrer exatamente pelo eixo das vias, em baixa velocidade, com tratamento especial dos dados, posteriormente editados em escritório. Para o levantamento dos pontos de referência, a taxa de gravação utilizada foi de 2 segundos, no modo ponto estático, com gravações não inferior da média de 5 posições. Para a determinação dos pontos sobre rios/igarapés, os pontos obtidos foram sobre a sua ponte ou bueiro, aproximadamente sobre o meio do curso d’agua, com a antena fixada externamente no teto do veículo. Para as determinações dos pontos sobre escolas, postos de saúde, hospitais, casas, igrejas, etc., na maioria das vezes foi utilizado o auxílio de bússola do lado de fora do veículo, para determinação do rumo (azimute) e a distância calculada visualmente, inserindo estes dados no GPS pela feição OFF SET. Neste caso, o veículo foi estacionado o mais próximo possível da edificação, com a antena fixada no teto. A precisão esperada para este tipo de levantamento está distribuida da seguinte forma: Em 70% dos casos, estará melhor que 4 metros (vias urbanas) Em 90% dos casos, estará melhor que 5 metros. Em 100% dos casos, estará melhor que 10 metros. Escala atribuida: 1:20.000 para o levantamento em zona rural e 1:10.000 para o levantamento em zona urbana.

Procedimentos de editoração dos dados levantados em campo - 1ª fase: Os dados coletados em campo foram armazenados automaticamente na coletora de dados do GPS, os quais foram periodicamente transferidos para o microcomputador através do software Pathfinder Office-2.70 e exportados em formato DXF. Feito isto, os dados foram importados para o software MicroStation em formato dgn, no qual foram tratados/editorados e preparados visando conversão para o formato ESRI Shapefile. Procedimentos de editoração dos dados levantados em campo - 2ª fase: Os dados preparados na 1ª fase foram importados para o sofware ESRI ArcGis/ArcMap, versão 9.3, em formato ShapeFile, editorados e disponibilizados em banco de dados digital do SIPAM.

Fonte dos dados vetoriais (tema, escala, fonte):

Malha Viária, escala 1:20.000, Sistema de Proteção da Amazônia - SIPAM, 2009;

Unidades de Conservação e Terras Indígenas, escala 1:250.000, Sistema de Proteção da Amazônia - SIPAM, 2009;

Limites municipais, escala 1:2.500.000, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE, 2007;

Curso d'agua, escala 1:250.000, Secretaria de Estado do Meio Ambiente - SEDAM/RO, 2004.

Denominator
20000

Conformity

Conformity
Conformity

Conformity

Conformity
Conformity

Restrictions on access and use

Access constraints

É vedado o uso comercial, ilícito ou danoso.

Restrictions on access and use

Responsible organization (s)

Contact for the resource
Organisation name

Sistema de Proteção da Amazônia - SIPAM

Email

carlos.brunholi@sipam.gov.br

Email

dinf.ctopv@sipam.gov.br

Responsible organization (s)

Contact for the resource
Organisation name

Sistema de Proteção da Amazônia - SIPAM

Email

carlos.brunholi@sipam.gov.br

Email

dinf.ctopv@sipam.gov.br

Metadata information

Contact for the metadata
Organisation name

Sistema de Proteção da Amazônia - SIPAM

Email

luis.bueno@sipam.gov.br

Date stamp
2025-04-02T14:25:26
Metadata language

por

Character set
UTF8

SDS

Conformance class 1: invocable

Access Point URL
Endpoint URL
Technical specification

Conformance class 2: interoperable

Coordinate reference system

Quality of Service

Access constraints

Limitation

Use constraints

Limitation

Responsible custodian

Contact for the resource

Conformance class 3: harmonized

Overviews

overview

Provided by

logo

Share on social sites

Views

  • INSPIRE
  • Simple
  • Full
  • XML
Access to the portal Read here the full details and access to the data.

Associated resources

Not available


  •   About
  •   Github
  •