Sistema de Proteção da Amazônia - Centro Regional de Porto Velho - Divisão de Sensoriamento Remoto
Type of resources
Available actions
Topics
Provided by
Representation types
Update frequencies
status
Scale
-
vsats - Sipam - antenas instaladas na Amazônia Legal - Informação de localização dos arquivos shapes
Criação dos dados espaciais referentes à localizações das antenas VSAT's do SIPAM. Metadados somente para informação de localização. Arquivo no formato shapefile encontra-se (download via QGIS) no Banco de Dados do SIPAM.
-
Carta Imagem da Estação Ecológica Rio Acre, referente ao avanço do desmatamento de 2017, elaborada com base na análise do desmatamento dos anos de 2013 a 2016. Análise feita por técnicos do SIPAM, com base nas imagens do satélite Landsat 8, sensor OLI. Esta carta faz parte do Programa de Monitoramento de Áreas Especiais (PROAE 2017) do Estado de Rondônia. Foram ainda utilizado dados de parceiros, conforme detalhamento abaixo nas INFORMAÇÕES DE QUALIDADE DE DADOS.
-
Carta Imagem da Parque Estadual Corumbiara, referente ao avanço do desmatamento de 2017, elaborada com base na análise do desmatamento dos anos de 2013 a 2016. Análise feita por técnicos do SIPAM, com base nas imagens do satélite Landsat 8, sensor OLI. Esta carta faz parte do Programa de Monitoramento de Áreas Especiais (PROAE 2016) do Estado de Rondônia. Foram ainda utilizado dados de parceiros, conforme detalhamento abaixo nas INFORMAÇÕES DE QUALIDADE DE DADOS.
-
Carta Imagem da Estação Ecológica Rio Acre - AC, construida na escala de 1:50.000, com base nas Imagens do Satélite LANDSAT 8, Sensor OLI ano 2013. Não foi detectado presença de desmatamento nessa área até o ano de 2014. Foram ainda, utilizados , outros dados de do Proae de anos anteriores. conforme descrição detalhadas no (BOX) INFORMAÇÕES DE QUALIDADE DOS DADOS.
-
Carta Imagem da Terra Indígena Rio Omerê, elaborada a partir do desmatamento ocorrido dentro da unidade até o ano de 2012, construido por técnicos do sipam, com base nas Imagens do Satélite ResourceSat-1, Sensor Liss 3. Esta carta faz parte das AE´s monitorada pelo Programa de Monitoramento de Áreas Especiais (PROAE) do estado do Acre. Também foram utilizado dados de parceiros conforme descritos abaixo no (BOX) INFORMAÇÕES DE QUALIDADE DOS DADOS.
-
Carta Imagem da Terra Indígena Ponte de Pedra, localizada no estado do Mato Grosso, elaborada a partir do desmatamento ocorrido dentro da unidade até o ano de 2012, analise feita por técnicos do sipam, com base nas Imagens do Satélite ResourceSat-1, Sensor Liss 3. Esta carta faz parte das Areas Especiais monitorada pelo Programa de Monitoramento de Áreas Especiais (PROAE) do estado do Mato Grosso. Para elaboração desta carta, foram utilizado dados de parceiros, de talhados abaixo na aba INFORMAÇÕES DE QUALIDADE DOS DADOS.
-
O ProAE é um programa de monitoramento do desmatamento na região amazônica, que se destaca dentre outros programas de monitoramento, por identificar também áreas antropizadas de pequenas dimensões, dentro da área de abrangência do Centro Regional de Porto Velho/CRPV, representada pelos estados do Acre, Mato Grosso e Rondônia, que fazem parte das regiões Norte e Centro-Oeste do Brasil. O programa é conduzido em áreas especiais (Unidades de Conservação Federais e Estaduais e Terras Indígenas) previamente estabelecidas, dentro da área de abrangência do CRPV. Como resultado foram produzidos cartas imagem contendo a delimitação oficial da área especial sobre a imagem Landsat-8, sensor OLI, utilizada para mapear e construir os polígonos do desmatamento do ano de 2014, no sistema de coordenadas geográficas, SIRGAS 2000, escala 1:50.000 Visando maior flexibilidades no acesso (visualização) dos dados (produtos) disponibilizados nesta mídia, informa-se: As cartas imagem foram geradas em (geopdf), o que possibilita a captura das coordenadas geográficas; Os polígonos de desmatamentos e os limites das áreas especiais, arquivos (shapefile) podem ser visualizados em qualquer aplicativos GIS ou SIG; Os arquivos (kmz) para visualização no Google Earth, e ainda, as tabelas (pdf) das estatísticas do desmatamento das áreas monitoradas pelo CRPV para o ano de 2014. Ver especificações técnicas - INFORMAÇÕES DE QUALIDADE DO DADOS.
-
Carta Imagem da Reserva Extrativista Cazumbá Iracema, referente ao avanço do desmatamento de 2017, elaborada com base na análise do desmatamento dos anos de 2013 a 2016. Análise feita por técnicos do SIPAM, com base nas imagens do satélite Landsat 8, sensor OLI. Esta carta faz parte do Programa de Monitoramento de Áreas Especiais (PROAE 2017) do Estado de Rondônia. Foram ainda utilizado dados de parceiros, conforme detalhamento abaixo nas INFORMAÇÕES DE QUALIDADE DE DADOS.
-
Carta Imagem do TI IGARAPE LAGE, TI IGARAPE RIBEIRÃO, TI URU-EU-WAU-WAU, localizada no estado de Rondônia Referente aos acumulado até o ano de 2013 (Considerado TZERO), e incrementos (avanço) anual de 2014 a 2019. Elaborada a partir da detecção de alterações na cobertura vegetal, ocorrido dentro das áreas especiais/AE. Analisados sobre as Imagens do Satélite LANDSAT-8, Sensor OLI de cada ano, na escala de 1:50.000. Foram também utilizado como apoio dados de parceiros (PORDES/INPE, IBGE, ICMBIO, FUNAI, SEDAM e OUTROS), além da malha viária do estado de Rondônia (Dados SIPAM/CRPV), conforme descrição detalhadas no (BOX) INFORMAÇÕES DE QUALIDADE DOS DADOS.
-
Carta Imagem da Terra Indígena Pacaas Novas, elaborada a partir da analise do desmatamento (shapefile, GCS_SIGRAS 2000), ocorrido dentro da unidade até o ano de 2013, analise feita por técnicos do sipam, com base nas Imagens do satélite Landsat - 8, sensor OLI, Composição colorida R(7)G(5)B(4), Órbita/Ponto 233/68, Data 15/06/2013. Esta carta faz parte das Áreas Especiais monitorada pelo Programa de Monitoramento de Áreas Especiais (PROAE 2013) do estado do Rondônia. Foram ainda utilizado dados de parceiros, conforme detalhamento abaixo nas INFORMAÇÕES DE QUALIDADE DOS DADOS.